Muito mais do que um Clássico

Muito mais do que um Clássico, um jogo com bastante personalidade por parte de ambas as equipas + Os dilemas dos 2 grandes candidatos à conquista do campeonato nacional
[08-02-2009]

FC Porto (1)
• Afunilaram muito o jogo pelo meio, uma vez que não tinham grandes soluções pelas alas! Os cruzamentos eram quase sempre bloqueados pelos enormes defesas contrários…
• Muito do seu jogo é feito em contra-ataque, explorando a velocidade e a profundidade, mas para isso é preciso realizar as transições de uma forma segura e rápida e hoje isso não aconteceu, não só por demérito próprio, mas também por mérito do adversário.
• Fucile e Cissokho deram muitos espaços nas faixas, Meireles esteve incansável durante todo o jogo e não consigo entender porque foi substituído, estava a ser um dos melhores do Porto!
• Cristian Rodriguez, um guerreiro fenomenal, atacou sempre em esforço e muito com o coração, apesar disso ele era dos poucos a assumir o jogo da sua equipa e a tentar virar o rumo dos acontecimentos, principalmente antes do golo do empate!
• Lucho fez uma boa 1ª parte, aparecendo por diversas vezes em zonas avançadas, criando desequilíbrios posicionais no adversário. Já na 2ª parte não posso dizer o mesmo, esteve bastante apagado, fazendo com que o seu rendimento prejudicasse a sua equipa.
• Faltam soluções no banco, Jesualdo Ferreira não consegue mexer no jogo com aquelas alternativas… Não há qualidade suficiente no banco de suplentes para desequilibrar a partir de uma alteração na equipa!

SL Benfica (1)
-> A defesa desta equipa esteve simplesmente brilhante esta noite, sempre muito bem organizada, muito atenta às arrancadas venenosas dos avançados adversários e tentando sempre subir o bloco, para assim se instalarem no meio-campo do Porto e darem outra tranquilidade à própria equipa.
-> Yebda e Katsouranis estiveram bastante bem, não dando hipóteses a Fernando e a Meireles de começarem com tranquilidade as transições defesa-ataque, fazendo assim dos ataques do Porto uma desorganização imensa!
-> A substituição feita por Quique Flores, Di María por Suazo, demonstrou inteligência… É certo que foi obrigado a tirar Suazo devido a uma lesão, mas mesmo assim a sua intenção era tentar aproveitar a velocidade e a técnica do puto maravilha para assim surpreender a defesa contrária em contra-ataque (quase que dava resultado se não fosse a má pontaria do Argentino!)
-> O meio-campo desta equipa pautou sempre o ritmo do jogo à sua maneira, baixando o ritmo de jogo quando era necessário e acelerando quando era seguro e pertinente. Ruben Amorim foi uma peça fundamental neste esquema de Quique, uma vez que tanto ajudou a fechar a ala direita, dando mais segurança a Maxi Pereira, como ajudou a iniciar o processo ofensivo a partir de uma zona mais central… Amorim e Pablo Aimar tiveram um desempenho fabuloso esta noite!
-> O Benfica possui várias soluções com qualidade no banco de suplentes, como por exemplo Cardozo, Di María, Nuno Gomes, Carlos Martins, Balboa… Enquanto o seu adversário é bastante inferior neste aspecto! Na minha opinião, Quique poderia ter arriscado mais um pouco neste jogo, dado que com opções destas ao seu dispor era natural que isso acontecesse, até porque o seu adversário não estava em nada superior após o golo do empate!

SIDNEI, O MELHOR EM CAMPO