Mourinho o quê??

Quem acusa de falta de espectacularidade este Inter de José Mourinho, ou o futebol italiano em geral, teve de engolir as palavras depois de ver o encontro de Sábado frente ao Bolonha. Exibição demolidora da turma de Milão, imponente, arrasando como um rolo compressor o adversário na sua própria casa. Os "nerazzurri" marcaram três golos, acertaram três vezes nos ferros e desperdiçaram mais uma dezena de oportunidades. Em suma, deram espectáculo, tal como o deu - e isto é que já não é de estranhar - o próprio Mourinho, que, se tem rivais na luta pelo título de melhor treinador do mundo, não os tem na arte de comunicar e de motivar.

O futebol do Inter é inacreditavelmente enleante. Tem a magia própria dos jogadores sul-americanos - e eram oito de início - mas também o rigor europeu, que caracteriza o seu próprio treinador. Não há grandes correrias, é raro ver-se um interista a sprintar, o que pode contradizer um pouco a ideia de futebol espectáculo, mas estamos perante um bloco coeso e compacto, que ataca sempre com seis, sete unidades nas proximidades da área contrária, que cria ocasiões em catadupa e que tem uma média de dois golos por jogo. Para quem gosta de futebol, o que se pode pedir mais?

A acção de Thiago Motta, Zanetti e Dejan Stankovic é o segredo deste meio-campo. Três jogadores experientes, maduros, sabem dosear na perfeição os momentos em que devem defender ou subir (em bloco) no terreno. Depois há também e não menos importante Maicon, o melhor lateral-direito da actualidade, que durante os 90 minutos anda em constantes idas e voltas ao longo do relvado... e ainda as bolas paradas marcadas por Maicon, por sinal. De dois cantos do lateral-direito nasceram os dois primeiros tentos, que deram o 1-2 ao intervalo. Uma vantagem justíssima, que continuou a ser justificada no início da segunda parte. Aos 65 minutos, incluindo os dois golos, o Inter tinha criado onze ocasiões de golo e Maicon participou em sete!

As contabilidades deixaram de fazer sentido logo a seguir, quando Cambiasso matou o jogo com o terceiro golo. Até final, e porque protagonista é protagonista para o bem e para o mal, só há para contar a expulsão de... Maicon. Vermelho directo, mais um problema para Mourinho e, ao mesmo tempo, mais uma oportunidade para brilhar nos media. José Mourinho é um espectáculo dentro do próprio espectáculo, no campo e, sobretudo, fora dele, perante os jornalistas. Ontem, caiu-lhe nas mãos mais uma polémica, relacionada com o vermelho directo exibido a Maicon, após um insulto que este terá dirigido a um dos árbitros-assistentes. Logo à primeira pergunta sobre o assunto, na conferência de imprensa, Mourinho entrou a matar. "Pelo que sei, você é jornalista do Tuttosport (jornal afecto à Juventus) e por isso quer é ver se o Maicon leva dois jogos de suspensão para não defrontar a Juventus!", insinuou o técnico, com ar de quem não estava a brincar.

Excelente jogo de futebol

O Sporting de Braga entrou, de facto, muito bem no jogo de ontem à noite, todos os jogadores demonstraram uma agressividade e uma disponibilidade em prol da equipa enorme com vista a dificultarem o processo ofensivo da equipa forasteira. O aparecimento do golo marcado por Hugo Viana bastante cedo no jogo permitiu ao Braga fazer o tipo de jogo que tanto gosta, defendendo bem e partindo para ataques rápidos de forma ainda melhor, foi também bem visível que esse golo condicionou de certa forma a equipa da Luz, que foi um pouco abaixo no que toca ao aspecto emocional. Hugo Viana, o melhor jogador em campo, tem uma qualidade de passe e uma visão de jogo impressionantes, é ele o grande impulsionador dos ataques rápidos e em profundidade da sua equipa, denotando claras facilidades para colocar a bola em perfeitas condições nos pés dos seus colegas e fá-lo para qualquer zona do terreno!

Foi evidente que a equipa da casa para escapar ao pressing altíssimo do adversário tentou, constantemente, variações de flanco rapidíssimas com o intuito de procurar homens sem marcação e de criar desequilíbrios com mais precisão e segurança. Javier Saviola fez um jogo brilhante, pena não conseguir aguentar os 90 minutos ao mesmo ritmo, mas ao contrário de muitos outros encontros disputados na época actual o seu “parceiro ideal” para realizar triangulações e para desequilibrar em posse esteve bastante abaixo do que lhe é exigido, Pablo Aimar falhou inúmeros passes e não conseguiu entrar verdadeiramente no jogo entre-linhas dos encarnados, não dando o “perfume” já habitual e importante ao jogo da sua equipa, falando neste aspecto é também necessário dar mérito à equipa orientada por Domingos Paciência que ocupou os espaços do seu meio-campo de forma magnífica, contribuindo para isso a grande garra e o grande empenho dos seus jogadores. Este bloco defensivo bem organizado e posicionado tornou grande parte das acelerações dos jogadores encarnados previsíveis e banais!

Foi também possível verificar que nos lances de bola parada a equipa de Jorge Jesus não esteve como tem estado habitualmente. Sinceramente, não consegui entender o objectivo do posicionamento dos jogadores do Benfica nos cantos durante a segunda parte, verificou-se sempre a cobrança para junto do primeiro poste e eu só identificava jogadores bracarenses nessa mesma zona. No primeiro grande teste a nível nacional, o Benfica perdeu, ao passo que para o Braga este era o teste que faltava, se esta equipa continuar a ter esta maturidade e esta personalidade então teremos mais um candidato ao título. Não quero com isto tirar mérito ao que o Sport Lisboa e Benfica tem feito de muito bom até aqui, mas esta era a grande prova para os bracarenses e mesmo enfrentando um adversário muito moralizado, bem organizado e com jogadores capazes de fazerem a diferença o Sporting de Braga esteve impecável. Convém também não esquecer que ainda estamos na 9ª jornada, mas uma coisa é certa, o Braga tem apenas dois pontos perdidos e já ganhou aos três grandes. Para terminar, deixo aqui um agradecimento às duas equipas por terem protagonizado um jogo tão interessante em que o Benfica não jogou nada mal, mas teve pela frente um adversário mais inteligente e mais eficaz!